segunda-feira, 18 de junho de 2012

A verdadeira missão


Não há dúvida do nosso chamado a ser filhos, ser anunciadores da Palavra de Deus, a ser santos. Deus dá muito a cada um de nós e não podemos entregá-lo o pouco.

Sentinelas da Manhã... Ser designado de tal forma é realmente uma dádiva de Deus! Assumir tal presente é opção nossa. Assumindo este chamado a ser Sentinela da Manhã assumimos a missão que vem com ele. Sabemos que na história do povo de Deus, o nome era trocado quando lhe era confiado uma nova missão; foi assim com Abrão que se tornou Abraao, foi assim com Simão que se tornou Pedro, foi assim com Saulo que virou Paulo; é assim com você que hoje é chamado de Sentinela da Manhã!

Sou então missionário? Que missão é essa? Como devo fazer? Muitas perguntas surgem em nossa mente. Sim somos missionários, porque a nós foi confiada essa missão de evangelizar a juventude com os dons que ininterrupta e gratuitamente o Espírito derrama!

E ao assumir esse posto de Sentinela é preciso saber que levamos o nome de Deus, o rosto de Deus, a voz de Deus. E é também preciso saber que não há mais espaço para coisas que constituíam o homem velho. Deixemos de lado as pequenas coisas, os vícios, as fofocas, as dispersões. Voltemos nosso olhar a Cristo, que deve ser amado, adorado e anunciado por nós!

Juventude Sentinela, não há mais tempo para não viver a santidade! Não há mais tempo para não sermos nós mesmos, em nossas vidas, o anuncio do evangelho que o mundo espera. Apressemo-nos! Há muito que fazer, mas há também muito que deixar... Exorto-vos, a um exemplo de renúncia, que é o demasiado “cuidado” com a vida do outro e julgamento desta. Façamos o que compete a nós e nos inteiremos do que Deus nos pede.

Se somos denominados de anunciadores da Manhã como deixar que à escuridão se faça anunciar em nossos lábios. Procuremos a intimidade com o Senhor em oração, Eucaristia e adoração. Assumamos nossos postos e missão proclamando a Santidade de Cristo que vive em nós!

Como disse é uma escolha. E esta é a escolha do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica de Caratinga!

Com amor pastoral,


Tracy Gomes Costa - Coordenadora Diocesana Ministério Jovem

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Missionário, eu???

Missionário é uma pessoa bem semelhante a você, vive no mesmo mundo que você, sente as mesmas vontades, talvez até tenha os mesmos gostos, fala a mesma língua que você, tem os mesmos hábitos, as mesmas misérias, circulam pela mesma rua, passeiam no mesmo shopping, enfrentam provas na faculdade, trabalham para conquistar o pão de cada dia. Mas você deve estar se perguntando: o que me diferencia de um missionário então?

Uma coisa, um chamado, uma correspondência diária.Nossa que complicado!!! Vou tentar explicar melhor.

O missionário é aquele cara que passa pelos lugares e deixa um rastro, um cheiro agradável, cativante e atraente, por onde ele passa.
E a gente acaba se perguntando: “Nossa o que essa pessoa tem que a faz tão diferente? ”.E no fundo no fundo, sentimos o desejo se ir atrás dele para saber de onde vem esse cheiro, essa paz, essa harmonia e felicidade toda em seu semblante.E a que surpresa ao encontrá-lo, poder ver que o missionário é e foi apenas uma “isca” para atrair você até Aquele que a chamou, que é o próprio Deus, que hoje pode estar chamando você para ser esse perfume de Cristo no mundo e fazer toda a diferença ai onde você está !

 
Fonte: Mariana Lazarin Gabriel (Canção Nova)

Fé em Deus pode melhorar a recuperação psicológica

   Quem acredita em um Deus benevolente se preocupa menos com as incertezas da vida do que aqueles que creem em uma religião cheia de punições, segundo a pesquisa do Hospital McLean, publicada no "Journal of Clinical Psychology" e que será apresentada nesta sexta-feira no encontro anual da Associação Americana de Psicologia. Os médicos responsáveis pelo estudo acreditam que a crença dos pacientes deve ser mais considerada em seus regimes de tratamento e pedem que os profissionais de saúde as integrem para acelerar a recuperação. "Muitos não estão preparados para perceber como as crenças espirituais podem contribuir para os estados afetivos e integrar estes temas ao tratamento de forma sensível", escreve o coordenador do estudo, David H. Rosmarin.
   A pesquisa tem dados de dois estudos: um deles questionou 332 indivíduos, incluindo cristãos e judeus, a partir de sites e organizações religiosas. O outro pesquisou 125 pessoas em organizações judaicas, mostrando um programa de áudio e vídeo concebido para aumentar a confiança em Deus.
   No primeiro caso, os pesquisadores constataram que aqueles que acreditavam em um Deus protetor eram mais confiantes. Já o segundo grupo mostrou um aumento de confiança enquanto clínica e estatisticamente diminuíam as incertezas, preocupações e estresse. O estudo mostra ainda que 93% dos americanos acreditam em Deus ou em um poder superior e que 50% deles consideram a religião muito importante em suas vidas.
   "Existem evidências que indicam que muitas áreas da espiritualidade e da religião podem prever o funcionamento psicológico, mas os profissionais de saúde sequer perguntam sobre as crenças das pessoas. É uma loucura, nem perguntamos, não somos treinados para isso. Mas é importante", destaca o pesquisador.

Fonte: http://www.idest.com.br/noticia.asp?id=27913

domingo, 10 de junho de 2012


È preciso olhar o Sacrário ..



... Conhecer alguém é antes de tudo respeitar o sacrário que deverá ser inviolável durante a vida!
                                                                                                                  (Pe. Fábio de Mello)

     Aprendi que sempre é TEMPO DE RESSIGNIFICAR. Dar novo significado e, sobretudo novo sentido ao que temos vivido, é sem sombra de duvida uma dádiva radiante aos olhos humanos concedida pelas mãos do Criador.  Mas virar a página não quer dizer arrancar-la e sim prosseguir com a leitura. Novas palavras, novas letras que simplesmente dão seqüência e até mesmo concluem a página virada.E a pergunta é : que significado temos deixado na vida das pessoas? Temos entrado na vida dos nossos como quem entende o sacrário que ali está?Como temos permitido que as pessoas entrem na nossa vida?

     Preocupo-me cada vez mais com a maneira com que as pessoas permitem que sua vida tenha uma rotatividade de pessoas. Se ouve cada vez menos contar sobre melhores amigos, segredos, amor verdadeiro... E em conseqüência disso vemos pessoas solitárias que ainda não perceberam a essência do VERDADEIRO AMOR .

Mais quem é o verdadeiro amor
A causa da maioria dos sofrimentos  vem a tona quando não encontramos no que julgamos ser nosso alicerce , aquilo que acreditamos a vida inteira poder encontrar. Daí a necessidade de encontrarmos o verdadeiro amor que costumo chamar de CRISTO JESUS . Não é que na terra não vamos encontrar verdadeiros amores, é que precisamos ser uma geração que acredite que o primeiro grande amor vem do Senhor!E ele acrescentará o melhor em nós. Assim começaremos a entender que cada um traz dentro de si um sacrário precioso, pois trazemos em nós o próprio Deus. Acreditar que em cada um há um sacrário é  antes de tudo entender que ali Deus habita. Antes de “violar” a vida de alguém com minhas razões, é necessário  entender  que trazemos em nós o próprio Cristo.

...Tire “as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é terra santa” (Êxodo 3.5), Tomando posse da Palavra de Deus , queiramos perceber na simplicidade do cuidado , a essência e a beleza do outro. Cuidar é preservar,acolher e mais do que tudo amar
...Onde reina o amor, fraterno amor DEUS aí está !!!


Roberta Leite ( Núcleo Diocesano MJ –RCC Caratinga) 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Santíssima Trindade


Neste domingo (03/06/2012) celebraremos a Solenidade da Santíssima Trindade.  Para nós juventude católica missionárias, verdadeiros Sentinelas da Manha, esse mistério tem uma significância enorme, pois assim como nos diz a leitura de domingo, Mt 28,16-20 “Ide, pois fazer discípulos entre todas as nações  e batizai-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. Jesus com AUTORIDADE disse isso durante sua aparição na Galiléia, Cristo nos enviou esta missão para que possamos anunciar sua palavra e “recrutar” novos soldados para sua obra. Mas o que é a Santíssima Trindade? Todos nós sabemos que é o Pai, Filho e o Espírito Santo, e para aprofundarmos um pouco mais e facilitar essa compreensão usemos de uma “historia” narrada por Santo Agostinho: Conta-se que Santo Agostinho andava certo dia a passear na praia a meditar sobre este mistério da Santíssima Trindade: um Deus em três pessoas distintas… Enquanto caminhava, observou um menino que carregava um pequeníssimo balde com água. A criança ia até o mar, trazia a água e deitava-a dentro de um pequeno buraco que havia feito. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia. O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: -”quero colocar a água do mar neste buraco”. Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: -”mas tu não percebes que isso é impossível mesmo que trabalhes toda a vida? O mar é infinitamente grande. Jamais o irás conseguir colocar aí todo dentro desse pequeno buraco…”.

Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: “ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!”. É mais fácil colocar toda a água do mar aqui dentro deste buraco que o homem conseguir entender o mistério da Santíssima Trindade. O homem é infinitamente pequeno e Deus é infinitamente grande!

Pronto, com esse exemplo, clareou bastante para nós sobre a Trindade Santa, Celebrar a Santíssima Trindade é muito mais que querer entender um Deus uno que vive e se manifesta em três pessoas. Celebrar a Santíssima Trindade é querer descobrir que o nosso Deus é uma comunhão de amor.


Um outro exemplo juventude, é uma comparação feita com o fogo, o fogo serve para queimar, aquecer e clarear,  se manifesta de 3 formas diferentes, mas é apenas um,  ou então os antigos aparelhos de som, que ao em um só era CD, toca fita e rádio, mas sempre com o mesmo objetivo. E assim podemos ver esse mistério como o PAI-CRIADOR, o Filho-Redentor e o Espírito Santo – o auxiliador.  Ministério Jovem peçamos a DEUS e a Virgem Maria que possamos entrar nessa família, dessa comunhão de amor, comunhão de missão e de esperança, que impulsionados pelo Santo Espírito, sejamos sinais de Deus vivo na terra. E para encerrar o versículo 20 nos fala: “Ensinai-as criaturas a observar tudo o que prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.